quinta-feira, abril 18, 2024

Firjan SENAI Itaperuna ganha Canteiro-Escola para desenvolver a Construção Civil do Noroeste Fluminense

Mais Lidas
Redação
Redaçãohttps://radiofeliz.com.br
Um dos primeiros Portais de Notícias da Região. Foi o primeiro a ter integrações com a web 2.0 permitindo a seus usuários criarem redes sociais em suas páginas.

Setor é um dos que mais geram empregos no Noroeste Fluminense

Com o objetivo de desenvolver um dos setores que mais empregam no Noroeste Fluminense, a Firjan SENAI Itaperuna inaugura no dia 9 de abril, às 16h, o novo Canteiro-Escola da unidade. A estrutura estará apta a qualificar trabalhadores para atuarem desde nos mais convencionais aos mais modernos métodos construtivos, contribuindo, assim, com a melhoria da competitividade e o desenvolvimento socioeconômico da região. Participam da inauguração o 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, entre outras autoridades e empresários.

“Este é mais um benefício que a Firjan entrega aos empresários e à sociedade do Noroeste Fluminense. No ano passado, a Indústria de Itaperuna foi a oitava do estado que mais abriu postos de trabalho, e nos últimos dois anos, foi justamente o grande setor de ‘Construção’ o que mais abriu vagas na região. Isso dá a dimensão da importância dessa conquista para o setor, que gera repercussões não só na Indústria, como para os setores de Serviços, Comércios e toda a economia”, destacou José Magno Vargas Hoffmann, presidente da Firjan Noroeste Fluminense.

Curso gratuito

O novo espaço, que compõe o projeto “Rio Construção” da Firjan – iniciativa elaborada junto aos empresários com o objetivo de desenvolver o setor –, vai permitir a realização de procedimentos teóricos e práticos em qualificações diversas que envolvem desde alvenaria, cerâmica, pintura e carpintaria até Drywall, Light Steel Frame e Climatização, nas modalidades de aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e aprendizagem.

A expectativa é formar 240 profissionais somente neste ano, e o primeiro curso a ser ministrado será gratuito, de qualificação profissional para “Pedreiro de Alvenaria de Vedação”. Nele o aluno vai desenvolver competências para construir alvenarias, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos. As inscrições serão divulgadas em breve.

“Temos agora a oportunidade de desenvolver competências para um salto qualitativo na formação profissional e tecnológica, num ambiente dedicado a atender desde os sistemas construtivos convencionais até os métodos mais modernos. Não temos dúvidas de que o Canteiro-Escola será um marco no aprimoramento da mão de obra local, oferecendo um atendimento alinhado às atuais e futuras demandas da região”, disse Francisco Goulart, presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Noroeste Fluminense (Sinduscon Noroeste).

Próximos cursos

Ao longo do ano, estão previstos outros cursos de qualificação profissional e aprendizagem industrial: “Mecânico de Climatização Residencial”, para atuar na instalação de sistemas residenciais, utilizando tecnologias inovadoras; “Instalador de Sistemas Drywall”, para montar sistemas de vedação vertical, de forro e de revestimentos de construção a seco; “Construtor de Edificações”, para serviços de armação de ferro, montagem de formas e os mais diversos métodos necessários; “Pintor de Edificações”, para atuar em obras imobiliárias; entre outros.

“Com esta conquista, a Firjan SENAI SESI se aproxima ainda mais do setor de construção civil da região, proporcionando a formação técnica e complementar em áreas transversais, como segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e, claro, as competências técnicas especificas do setor”, disse a gerente executiva regional da Firjan Senai Sesi, Dannielle Fonseca.

___

Felipe Sáles

Assessor de Imprensa

Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)

Firjan Norte e Noroeste Fluminense

(22) 99870-0358

www.firjan.com.br

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind