sábado, abril 26, 2025

Tradicionais carnavais da Zona da Mata e Campo das Vertentes estão sem definição para 2022

Mais Lidas
Portal G1
Portal G1https://g1.globo.com/
Portal de Notícias da Globo

Tradicional no Brasil, o Carnaval arrasta foliões em toda parte, incluindo a Zona da Mata e o Campo das Vertentes. Entretanto, em virtude da pandemia da Covid-19, a realização de eventos em 2022 está indefinida em alguns municípios das duas regiões. Por outro lado, algumas cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, já divulgaram a programação para o próximo ano.

O g1 entrou em contato com as prefeituras de 10 cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes que tradicionalmente organizam a folia. A reportagem também questionou sobre a possibilidade de liberação para a realização de eventos particulares. Veja abaixo.

Os municípios de Barbacena, Mar de Espanha, Rio Novo e São João del Rei não responderam aos questionamentos feitos pela reportagem até a última atualização desta matéria.

Já em Leopoldina e Ubá, as prefeituras informaram que o tema ainda não foi discutido.

Conforme divulgado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), será realizado um seminário sobre o Carnaval, que envolverá vários setores e órgãos da cidade. A previsão é de que o evento ocorra na 3ª semana outubro.

Porém, por enquanto, ainda não há nenhuma definição da realização ou não do Carnaval no município.

Em Viçosa, o planejamento do Carnaval 2022 ainda não foi iniciado. Segundo a Prefeitura, a tradicional festa na cidade passava por um processo de revitalização, tendo em vista que passou alguns anos sem ser realizada, porém, com a pandemia da Covid-19, as atividades foram paralisadas.

No entanto, o Executivo não descarta a possibilidade da realização de um Carnaval foram de época: “O Carnaval em Viçosa geralmente acontece uma semana antes do carnaval oficial. Portanto, não teríamos dificuldades em realizá-lo fora de época”, destacou em nota.

Se ocorrer, o Carnaval em Viçosa será apenas de blocos, sem desfiles de escolas de samba, e nas ruas da cidade. Mas, conforme a Prefeitura, tudo dependerá dos índices epidemiológicos e das determinações do programa estadual “Minas Consciente”, o qual Viçosa está inserida.

Em Muriaé, na última terça-feira (5), foi realizada uma reunião entre o poder público e a liga das escolas de samba para estudar a data.

“O Executivo busca autorização da Câmara Municipal para aprovação do projeto. Caso seja aprovado, deverá haver festas por apenas 2 dias”, informou a assessoria.

Pelo telefone, o prefeito de Rio Pomba, Reginaldo Furtado (Republicanos), explicou que contatou as prefeituras que fazem parte da microrregião de Ubá, a qual o município está inserido, para tentar articular a realização do evento.

“Não somos contrários ao Carnaval, até porque cidades grandes já estão se movimentando. Estamos na onda verde do Minas Consciente, os índices estão controlados, então acredito que não podemos ficar em uma bolha para sempre e devemos começar a planejar algo, mas vai depender ainda da pandemia de Covid-19 e das determinações estaduais”, analisou o prefeito.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes



Fonte: G1 – Zona da Mata

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind