domingo, junho 23, 2024

Atos públicos relembram dois anos dos assassinatos de Bruno e Dom

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips completam dois anos nesta quarta-feira. Foi no dia 5 de junho de 2022, no Vale do Javari, na Amazônia. Em homenagem, o Ministério dos Povos Indígenas promove hoje atos públicos em Brasília para lembrar a data.

O primeiro evento acontece, nesta tarde, às 14h, no Cine Brasília, na Asa Sul, e deve ter a presença das viúvas de Bruno e Dom, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio.

Além da exibição gratuita do documentário Vale dos Isolados: o assassinato de Bruno e Dom, está programado um debate sobre a luta dos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas no Vale do Javari.

O filme, dirigido pela jornalista Sonia Bridi, recebeu em outubro de 2023 um dos mais importantes prêmios jornalísticos do Brasil, o Vladimir Herzog, por “revelar como a negligência do Estado fez ressurgir um ciclo histórico de violência na região com o maior número de indígenas isolados do mundo”.

A segunda homenagem será às 21h30, na Esplanada dos Ministérios, incluindo projeção de Imagens de Bruno e de Dom no bloco A dos edifícios ministeriais. Os ministros dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, vão participar.

O terceiro e último ato oficial em memória dos dois, será, também à noite, no Memorial dos Povos Indígenas, também na capital, e  terá apresentação de um balanço das ações que o governo federal implementou na região. 

Antes dos assassinatos, Dom planejava entrevistar lideranças indígenas e ribeirinhos para escrever um livro-reportagem que pretendia intitular de Como Salvar a Amazônia. Já Bruno havia se licenciado da Funai por discordar das novas orientações quanto à execução da política nacional indigenista.



Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind