terça-feira, abril 16, 2024

Comitiva ministerial visita feridos em ataque ao povo Pataxó Ha Ha Hãe

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

A comitiva interministerial – com a ministra Sonia Guajajara; a presidenta da Funai, Joenia Wapichana; e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) – esteve na Bahia, nessa segunda-feira (22), para visitar os feridos no confronto entre fazendeiros e o povo Pataxó Ha Ha Hãe, ocorrido no fim de semana numa área de retomada próxima à Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, a cerca de 550 quilômetros de Salvador.     

Entre os feridos, o cacique Nailton Muniz. A comitiva esteve também no velório de Maria de Fátima Muniz, pajé e irmã do cacique conhecida como Nega Pataxó, que morreu baleada no mesmo ataque.    

A indígena era liderança espiritual e professora com importante atuação junto à juventude e às mulheres indígenas e, junto com seu irmão, integrava redes de saberes tradicionais de universidades brasileiras   

Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, durante o encontro, os indígenas acusaram os policiais de omissão de socorro e de apoio aos fazendeiros. O representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Jonata Carvalho Galvão da Silva, disse que essas denúncias serão investigadas, assim como a de ameaças e tortura de indígenas na região.   

Para a ministra Sônia Guajajara, o episódio de violência no sul da Bahia já é uma manifestação alinhada com a aprovação da tese do marco temporal pelo Congresso Nacional.    

O Ministério dos Povos Indígenas tem acompanhado as situações de conflitos que vêm acontecendo e se ampliando em todo o Brasil.   

O sudoeste da Bahia, assim como o sul do estado, vive um longo histórico de conflitos fundiários entre fazendeiros e indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, que têm denunciado ameaças, violências e invasão de seus territórios.   



Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind