A Coiab, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, atua nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 860 mil indígenas, de 180 povos, desde abril de 1989. E nesta sexta-feira (19), quando se celebra o dia dos povos indígenas e também o seu aniversário de 35 anos, a Coiab foi homenageada em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Toya Manchineri, coordenador geral da organização política, reforçou a necessidade de cumprir a legislação no que diz respeito à demarcação de terras e proteção dos povos originários; e a luta contra o marco temporal.
“Infelizmente, todo esse processo de luta, de retomada dos nossos territórios e reconquista do nosso direito, principalmente a questão do capítulo do índio, nas Constituição de 88. Hoje, me parece que o estado deixa de lado, esse capítulo tão importante e conquistado pelos povos indígenas e seus parceiros, né”
Os principais campos de atuação da Coiab são a defesa dos direitos indígenas, inclusive os isolados e de recente contato; e a formulação e o fortalecimento de políticas públicas para os territórios.
No campo socioeconômico, existem ações voltadas para as mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, trabalhos voltados para a infância e juventude indígena, na Amazônia.
Fonte: Fonte: Agência Brasil