Uma comitiva do governo federal está a caminho de Roraima para reforçar as ações de retirada de garimpeiros da terra indígena Yanomami. A informação é da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que lamentou os ataques contra três indígenas no sábado (29) à tarde. Um deles morreu e dois ficaram feridos depois de serem baleados na comunidade Uxiú.
Pelas redes sociais, Sônia Guajajara afirmou que pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública uma investigação da Polícia Federal.
Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami, Júnior Hekurarie, o indígena morto trabalhava como agente de saúde da comunidade.
Os sobreviventes foram transportados às pressas e estão internados no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, como relatou o líder indígena Yanomami, Dário Kopenawa.
“Hoje de manhã, às 5h, uma pessoa morreu e não reagiu. Os pacientes que estão aqui em Boa Vista estão graves. E o que morreu, (virá) também o corpo para fazer perícia”.
A ministra Sônia Guajajara também destacou que, embora tenha se agravado nos últimos anos, a invasão da Terra Indígena Yanomami é um problema histórico.
Segundo ela, a situação de invasores na Terra Indígena Yanomami vem de muitos anos e, mesmo com todos os esforços que estão sendo feitos pelo governo federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território.
Fonte: Fonte: Agência Brasil