O governo federal vai reforçar a rede de enfrentamento ao racismo e à xenofobia sofridos por brasileiros que vivem em Portugal.
O trabalho será capitaneado pelo consulado brasileiro no país, mas também serão feitas parcerias com autoridades portuguesas, conforme anúncio da ministra de Promoção da Igualdade Racial, Anielle Franco, feito neste domingo (23), em Lisboa.
Anielle compõe a comitiva que participa da viagem do presidente Luis Inácio Lula da Silva ao país europeu. Nesta segunda-feira, Anielle Franco vai se reunir com imigrantes brasileiras para ouvi-las sobre suas experiências e dificuldades.
Outras ministras como a da Cultura, Margareth Menezes e a da Saúde, Nísia Trindade, também devem participar do encontro, assim como a esposa do presidente, Janja da Silva. Mas Anielle já adiantou que tem recebido muitos relatos de xenofobia e racismo contra brasileiros.
O Ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, que também integra a comitiva e participou da reunião para tratar sobre o combate à xenofobia, declarou que o governo de Portugal quer colaborar para melhorar o tratamento dado aos brasileiros
Anielle Franco também destacou que o Brasil deve replicar uma experiência portuguesa: o observatório mantido por pesquisadores da Universidade de Lisboa, que se debruça sobre casos de racismo e discriminação. Além de promover uma iniciativa semelhante com pesquisadores brasileiros, o Ministério pretende firmar um acordo bilateral com esse tema.
A ministra da Igualdade Racial aproveitou a coletiva em Lisboa para anunciar que a pasta vai lançar um programa de combate ao racismo no ambiente desportivo, em parceria com o Ministério do Esporte. O objetivo é proteger os atletas brasileiros, especialmente os que atuam fora do país, contra práticas discriminatórias.
Fonte: Fonte: Agência Brasil