segunda-feira, abril 21, 2025

Mulheres vítimas de agressões terão atendimento odontológico no SUS

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Mulheres vítimas de agressões que tenham sofrido danos à sua saúde bucal terão atendimento odontológico para reparação dentária no Sistema Único de Saúde (SUS). A nova lei prevê que o atendimento odontológico será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Odontologia Legal, em 2023, analisou os tipos de lesões bucomaxilofaciais decorrentes de violência doméstica contra mulheres, e avaliou que, além das repercussões estéticas, sociais e psicológicas, os danos influenciam na qualidade de vida das vítimas.

Essas lesões podem ser diagnosticadas clinicamente por um cirurgião-dentista, que pode atuar na prevenção, acolhimento, atendimento e encaminhamento das vítimas.

O coordenador de Segurança Pública e Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, João Vitor Rodrigues Loureiro, considera a medida importante para resgatar a dignidade, a autoestima e a confiança da mulher vítima de violência doméstica.

Para acessar o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência, conforme regulamentação a ser publicada por meio de decreto do poder executivo.

A lei, sancionada nesta semana, ainda passará por regulamentação para detalhar os procedimentos de atendimento odontológico e estabelecer parcerias.

*Com narração de José Carlos Andrade. 
 




Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind