O Ministério do Turismo e a ONU Mulheres firmaram, nesta terça-feira, uma parceria estratégica para o desenvolvimento de ações de proteção às mulheres que viajam sozinhas, além de medidas de promoção da igualdade de gênero e inclusão no setor do turismo.
Entre as ações da colaboração está a elaboração conjunta de materiais informativos e atividades visando a qualificação dos profissionais do setor para melhorar os serviços prestados ao público feminino.
O ministro do turismo, Celso Sabino de Oliveira, destacou a importância da medida.
“Esse pontapé inicial que nós demos hoje aqui é um marco porque o Brasil precisa ser reconhecido como um Brasil seguro para as mulheres viajarem, para as mulheres fazerem turismo. O Brasil precisa ter esse título”.
Ele também lançou um desafio para as instituições de turismo no Brasil.
“Nós precisamos ter um programa que permita que aquela mulher que é mãe solteira, que aquela mulher que é trabalhadora, que aquela mulher que vive só ou que quer viajar só possa adquirir o seu pacote turístico, comprar sua passagem, comprar sua hospedagem num hotel, de forma facilitada”.
A iniciativa do Ministério está alinhada ao “Brasil Sem Misoginia”, outro projeto do governo federal de combate à violência de gênero, ao assédio e à importunação sexual.
Fonte: Fonte: Agência Brasil