domingo, julho 21, 2024

Pesquisa aponta que 8 em cada 10 brasileiros consideram o país racista

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Oito em cada 10 brasileiros consideram o país racista, segundo pesquisa realizada em todas as regiões. Entre os que veem o Brasil dessa forma estão a maioria das mulheres pretas e pardas, homens pretos, moradores de municípios periféricos e pessoas com renda familiar de até um salário mínimo.

Na outra ponta, 11% discordam totalmente. Nesse grupo, 18% são pessoas com 60 anos ou mais; 15% são homens brancos; e 15% são pessoas com alinhamento político à direita.

Vinte e quatro por cento disseram que já sofreram racismo e mais da metade afirmou que já presenciou alguma situação. O estudante universitário João Gabriel de Andrade sofreu um ataque racista de uma colega da escola quando era criança.

Apesar desses números, 85% dos entrevistados não consideram que tenham atitudes racistas.

O coordenador de projetos do Peregum, Instituto de Referência Negra, responsável pela pesquisa, Márcio Black, diz que as pessoas entendem o racismo como o maior gerador de desigualdade, mas não conseguem enxergá-lo no dia a dia.

A maioria acredita que existe diferença na forma como pessoas negras e brancas são tratadas pela polícia e que os negros são mais criminalizados e punidos.

* Com informações da TV Brasil.



Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind