quarta-feira, maio 29, 2024

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

A partir das cinco e meia da tarde, lideranças indígenas de aldeias daqui e de outros estados estarão no alto do Morro do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, para festejar a data.

O monumento vai ganhar iluminação especial, na cor verde, em homenagem aos povos indígenas do Brasil, que vivem em territórios preservados e somam cerca de 305 etnias, falando 274 línguas.

A agenda de festividades seguirá no fim de semana, com evento aberto ao público no prédio histórico do Museu da República, no Catete, zona sul carioca. Mais de 350 indígenas de dezenas de povos de todo o país estarão lá, mostrando seus cantos e danças rituais, pintura corporal e participando de rodas de conversa, oficinas e contação de histórias. Haverá ainda 90 barracas com itens do artesanato indígena.

Para a professora de história e presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã, Marize Guarani, o dia é de reflexão e de entendimento que ainda tem muita luta pela frente, em busca de reconhecimento e respeito…

No sábado, a programação no Museu da República vai começar às 9 horas da manhã e seguirá à tarde, com Cine Debate. No telão, o filme “Território do Cocar”.

No domingo as atividades se repetem e o filme exibido será “Para Bertha com amor”, que conta a história da bióloga e educadora, que morreu aos 72 anos, em 1976. Bertha Lutz é considerada a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.



Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Feriadão será sem chuva, com friozinho pelas manhãs e calor agradável nas tardes

Pode haver formação de nevoeiros (cerração) nas primeiras horas do dia O tempo volta a ficar estável, sem previsão...
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind