quarta-feira, julho 24, 2024

Rio lança programa para resgatar laços afetivos de menores com família

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

O Programa de Guarda Subsidiada, lançado pela Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, vai buscar parentes que possam cuidar de crianças e adolescentes, que estejam afastados judicialmente do convívio de suas famílias. O programa, que garantirá apoio financeiro a esses cuidadores, leva em consideração fatores como o direito do beneficiado – na faixa etária de zero a 17 anos – de ser criado e educado em convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral, e a necessidade de evitar o desmembramento do grupo de irmãos em situação de risco social.

Familiares e pessoas com laços afetivos podem se candidatar ao benefício, no valor de R$ 650, que será pago por 12 meses e, neste ano, 100 crianças e adolescentes terão direito ao benefício, que será destinado pelo Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade.

Quanto à definição das famílias será feita pela justiça. A expectativa é de que o programa possa solucionar um problema comum: muitos parentes não têm condições financeiras para manter crianças e adolescentes sob sua responsabilidade e, por isso, os menores de idade acabam ficando em abrigos. O auxílio vai permitir a manutenção dos laços de forma saudável e acolhedora em domicílios, sem prejuízos à convivência familiar.

O acompanhamento das crianças será feito pela equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social.

* Com supervisão de Léo Rodrigues.



Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Surto de cinomose mata dezenas de cães em vários bairros de Itaocara

Grupo de protetores de animais de rua calcula que mais de vinte cães morreram em um mês “Pais...
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind