segunda-feira, abril 21, 2025

Viva Maria acompanha marcha do ATL 2025 em Brasília

Mais Lidas
Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br
Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Olá, gente amiga deste nosso programa. Hoje, em clima de força e resistência, celebramos o ATL 2025, em sintonia com as vozes dos povos indígenas, que encontram no Viva Maria a sua caixa de ressonância para as principais reivindicações.

Saudações de força e resistência a todos que acompanham pelo nosso programa a movimentação dos povos indígenas. Na manhã de ontem, terça-feira, 8 de abril, milhares de indígenas de diversas etnias ocuparam a área central de Brasília e marcharam em direção ao Congresso Nacional. Em seus trajes tradicionais, com os adereços e as pinturas corporais que são marca registrada de suas culturas, eles percorreram os quatro quilômetros que separam o antigo Complexo Funarte, no Eixo Monumental, entoando cânticos e slogans que ecoam as demandas de seus direitos.

Entre os cartazes, destacavam-se palavras de ordem como “Demarcação das Terras Indígenas Já!”, “Terras Demarcadas é Futuro Garantido”, “Respeitem a Constituição Federal”, “Nosso Futuro Não Está à Venda” e “Fortalecimento da Educação e Saúde Indígena”. Essas mensagens reforçam o compromisso dos povos com a preservação de seus direitos e de sua identidade.

Na chegada ao Congresso Nacional, lideranças indígenas se encontraram com seus representantes, incluindo a deputada federal Célia Xakriabá, reafirmando a união entre a política e as reivindicações ancestrais. O ATL 2025 não é apenas uma marcha; é um grito de alerta e um pedido por justiça que se faz urgente em defesa da Constituição e da vida.

Assim, o Viva Maria segue firme em sua missão de dar voz a essas causas e de acompanhar a luta dos povos indígenas por respeito, dignidade e direitos básicos e conversa com Kleber Karipuna, coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), e com a deputada federal Célia Xakriabá, uma das primeiras parlamentares indígenas a ocuparem uma cadeira no parlamento. Ambos acreditam na força do tema escolhido pela APIB para esta edição do ATL: Em defesa da Constituição e da vida.




Fonte: Fonte: Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind