quarta-feira, maio 29, 2024

Governo do Estado inaugura Laboratório de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

Mais Lidas
Redação
Redaçãohttps://radiofeliz.com.br
Um dos primeiros Portais de Notícias da Região. Foi o primeiro a ter integrações com a web 2.0 permitindo a seus usuários criarem redes sociais em suas páginas.

A nova unidade terá capacidade de realizar até 200 análises de solo dos principais cultivos agrícolas do estado do RJ

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, a Pesagro-Rio, inaugura nesta sexta-feira (12), o Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense, que faz parte de uma iniciativa da empresa vinculada para o fortalecimento das atividades do setor agropecuário do estado.

A unidade terá capacidade de realizar até 200 análises mensais de fertilidade do solo e análise foliar dos cultivos de todas as cadeias agrícolas no estado do Rio de Janeiro, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência produtiva, resultados econômicos e adequada conservação e manejo dos solos.

Durante a cerimônia de inauguração, será realizada uma visita técnica com a chefe do laboratório, técnicos e produtores presentes, onde serão apresentadas as novas instalações e os equipamentos de ponta que serão utilizados nos serviços oferecidos pela unidade.

O projeto tem como objetivo, além de proporcionar a realização de análise e amostragem de solos, capacitar e aperfeiçoar técnicos para o manejo da fertilidade de terrenos das principais atividades agropecuárias.

– Com a inauguração da unidade, mais de 60 mil agricultores e pecuaristas serão beneficiados. É uma demonstração de crescimento da agricultura do estado do RJ – ressalta o secretário de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira.

A Secretaria de Estado de Agricultura, investiu R$ 3,5 milhões para a construção do novo centro, que tem como parceiros a prefeitura de Itaperuna, a Embrapa Solos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e EMATER-Rio.

– Estamos dando um passo importante no desenvolvimento do Agro fluminense. Os serviços de análises físico-química do solo e análises foliares serão destinados a atividades produtivas de pastagens, olericultura, fruticultura, cana-de-açúcar, floricultura, grãos, silvicultura e outras atividades da área do agronegócio do estado – destaca o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

Conheça a Pesagro-Rio

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Pesagro-Rio, é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, integrante do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – CONSEPA e da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária – ASBRAER.

Saiba mais sobre o Laboratório de Análises de Solos e Foliar

O laboratório fica localizado no município de Itaperuna, região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, com acesso privilegiado à todos os municípios dessa região, além das Regiões Norte, Serrana, Centro-Sul fluminense, com potencial operacional de atender as regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Baixada Litorânea e Costa Verde.

Com os resultados da análise de rotina de fertilidade do solo, o produtor poderá seguir uma correta recomendação técnica de adubação, evitar desequilíbrios nutricionais nos cultivos agrícolas e pastagens, evitar gastos com insumos desnecessários, minimizar danos ao meio ambiente, escolher adequadamente as variedades de plantas e capins mais adaptáveis a cada solo, entre outros benefícios.

O envio de amostras de solos poderá ser feito presencialmente, pelos Correios ou por meio de parcerias com associações, cooperativas e prefeituras municipais.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Feriadão será sem chuva, com friozinho pelas manhãs e calor agradável nas tardes

Pode haver formação de nevoeiros (cerração) nas primeiras horas do dia O tempo volta a ficar estável, sem previsão...
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind