segunda-feira, julho 22, 2024

Hemocentro explica o porquê dos doadores de sangue precisarem pesar mais de 50 kg

Mais Lidas
Na Boca do Povo
Na Boca do Povohttp://jnnabocadopovo.com.br/
Jornalismo sério, competente e compromissado com à verdade. Criado no dia 01 de Setembro de 2016 hoje somos referência em Santo Antônio de Pádua, e conseguindo a credibilidade em toda a região.

O Hemocentro Regional de Campos (HRC) segue rígidos protocolos de higiene e esterilização, garantindo a segurança tanto do doador quanto do receptor.

A doação de sangue é um ato nobre e vital para a sobrevivência de muitas pessoas, mas ainda é cercada de dúvidas. Antes de se programar para uma doação, é essencial conhecer os requisitos necessários para esta boa ação. O Hemocentro Regional de Campos (HRC) segue rígidos protocolos de higiene e esterilização, garantindo a segurança tanto do doador quanto do receptor.

Ao chegar ao HRC, o doador é recebido por uma equipe de profissionais e passa por várias etapas. Inicialmente, ocorre a triagem, onde são realizados testes para verificar a hemoglobina e a pressão arterial, além de questionários para identificar possíveis impedimentos temporários ou permanentes à doação. A etapa seguinte é a entrevista clínica, na qual o doador responde a perguntas sobre sua saúde, histórico médico e comportamentos que possam afetar a segurança do sangue coletado. Se aprovado na triagem, ele é encaminhado para a doação.

O sangue coletado passa por uma série de avaliações e exames antes de ser liberado para transfusão. Além disso, é processado e separado em diversos hemocomponentes, como concentrados de hemácias, plasma e plaquetas.

Um ponto que sempre gera dúvidas é a exigência de que o doador pese mais de 50 quilos. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml.

O volume de sangue total a ser coletado está diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens, não pode exceder 9 ml/kg de peso e, para as mulheres, 8 ml/kg de peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta impede que o sangue coagule e é padronizado para um mínimo de 400 ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo, o que resultaria em excesso de anticoagulante livre, podendo lesar os glóbulos vermelhos.

“É muito importante que os doadores de sangue pesem mais de 50 quilos, além do que também é mais seguro. Uma pessoa com peso maior com certeza vai se sentir muito melhor após a doação de sangue”, explicou a Assistente Social do HRC, Maria Gonçalves.

Requisitos para doar – Para ser um doador, o interessado deve ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. É preciso apresentar documento de identidade com foto. Os menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis.

O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade atende 25 unidades hospitalares da região e fica localizada à Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para aumentar o estoque de sangue, as coletas externas com o auxílio da unidade móvel vêm sendo intensificadas. Para agendar a visita do ônibus basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para: socialhemo2021@gmail.com. Confira a agenda do mês de maio:

Agenda da Unidade Móvel:

28/05- FASAP- Santo Antônio de Pádua

Por: Isabella Corrêa



Fonte: Fonte: Jornal Na Boca do Povo

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind