Responsável teria cortado várias árvores selecionadas, o que poderia dificultar a fiscalização
Uma área que estava sendo desmatada foi encontrada pela Polícia Ambiental às margens do Rio Grande, em São Sebastião do Alto, na manhã desta segunda-feira (18). O crime ambiental aconteceu em uma propriedade na localidade de Barra Mansa.
Agentes da 3ª Unidade de Polícia Ambiental (3ªUPAm/Desengano) passavam pela RJ -172 quando avistaram várias árvores de pequeno e médio porte cortadas dentro de uma área de mata ciliar às margens do Rio Grande. Por conta da característica do ambiente, a área é considerada de preservação permanente, o que agrava o crime contra à flora nativa da Mata Atlântica.
A área degradada media cerca de 30 mil m². A perícia foi solicitada na 155ª Delegacia Legal de São Sebastião do Alto, onde o caso foi registrado por crime ambiental. O proprietário do terreno não foi localizado pela Polícia Ambiental.
VÍDEO:
O corte seletivo de pequenas e médias árvores dentro da floresta é uma prática de desmate das florestas nativas ainda comum na nossa região. Por vezes, dificulta a fiscalização, principalmente por meio de imagens de satélite cujo monitoramento é feito pelo programa “De Olho no Verde”. A população pode ajudar denunciando, e não precisa se identificar. O telefone do Disk Denúncia da unidade é (22) 2561-3228. Denúncias podem ser feitas também pela Linha Verde (0300-2531177).