sábado, junho 22, 2024

Secretaria de Estado de Agricultura começa estudo soroepidemiológico em bovinos

Mais Lidas
Redação
Redaçãohttps://radiofeliz.com.br
Um dos primeiros Portais de Notícias da Região. Foi o primeiro a ter integrações com a web 2.0 permitindo a seus usuários criarem redes sociais em suas páginas.

Ação faz parte das atividades do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa

Em cumprimento das metas e atividades estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio do  Serviço Veterinário Oficial do estado do RJ, deu início ao estudo soroepidemiológico em bovinos, com objetivo de garantir que não há a presença do vírus da febre aftosa no território fluminense.

A Superintendência de Defesa Agropecuária vem avançando o trabalho rumo ao reconhecimento internacional de livre de Febre Aftosa sem vacinação, com a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal. Para o secretário de Agricultura, Dr.Flávio Ferreira, todo esse levantamento é necessário para deixar o estado do RJ cada vez mais perto da certificação.

– Os médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária da pasta, estão atuando na coleta de soro sanguíneo de bovinos em 9 municípios: Carapebus, Silva Jardim, Italva, Itaperuna, São José de Ubá, Itaboraí, São Francisco de Itabapoana, Queimados e Carmo – destaca o secretário.

As atividades consistem em uma primeira visita realizada pelos técnicos à propriedade sorteada ou selecionada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para orientações e agendamento do início do inquérito que ocorre com a coleta do soro sanguíneo de bovinos com idade de 6-24 meses.

As propriedades receberão acompanhamento técnico até a conclusão do estudo. Ainda no mês de abril, o material será enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul – LFDA/RS.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias
- Publicidade -spot_img

Notícias Relacionadas

- Publicidade -spot_img
Top Of Mind